terça-feira, 9 de abril de 2013


in sapo.pt


Quer construir um jardim no telhado da sua casa? 


O centro de saúde de Areias, uma freguesia que pertence a Santo Tirso, tem um telhado verde no seu topo, um jardim que garante uma excelente performance térmica ao edifício e consequente redução do consumo de energia.

Segundo o Economia Verde, o edifício tem uma cobertura ajardinada extensiva, o que significa que praticamente não tem cuidados de manutenção. Esta cobertura é das mais utilizadas em todo o mundo – por contraponto com as chamadas coberturas ajardinadas intensivas, que são autênticos jardins no topo das construções mas precisam de uma constante manutenção.
Um estudo canadiano conseguiu provar, recentemente, que uma cobertura ajardinada pode reduzir o consumo de energia, no Verão, em 75%. Este número dependerá, é certo, do local onde a cobertura ajardinada for desenvolvida, mas dá-nos uma ideia da importância desta técnica para o futuro da construção verde.
Alemanha, Bélgica e Canadá são alguns dos países que concedem benefícios fiscais a quem colocar uma cobertura verde. A deste centro de saúde foi desenvolvida pela Neoturf. Veja o vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário