quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os contentores do mau cheiro e da perturbação | EB1 de São Sebastião da Pedreira


Fotografia de João Mota

O meu nome é Rodrigo Miguel Pereira Macedo. Sou aluno do 4.ºA na Escola EB1 de São Sebastião da Pedreira, sita na rua de São Sebastião n.º 158, em Lisboa. Já frequento esta escola há quatro anos e este motivo, juntamente com o facto de ter sido escolhido como jornalista para acompanhar os colegas deputados, levou-me a escrever este texto. Quem conhece a escola vai com certeza concordar com o que escrevo e, quem não conhece, ficará a saber as condições que rodeiam o exterior da nossa escola. Refiro-me ao lixo, nomeadamente, aos contentores do lixo que, já há alguns anos, foram colocados mesmo diante da nossa escola, fazendo com que alunos, professores e funcionárias estejam muito descontentes com esta situação.
Sabemos que o lixo não é saudável para o nosso meio, sabemos também que devem existir contentores e caixotes para todos os lugares, mas colocá-los mesmo em frente a uma Escola Primária não parece uma solução que tenha em conta a higiene e saúde das crianças que a frequentam. O lixo é recolhido todos os dias, mas tal não impede que as pessoas ali deitem todo o tipo de porcarias dentro e fora dos contentores e é por esse motivo que os contentores e caixotes de lixo imanam odores muito desagradáveis, o que obriga a que as janelas da escola permaneçam sempre fechadas para não prejudicar a saúde daqueles que nela estudam e trabalham. Nos dias quentes a situação torna-se insuportável, e uma vez que dentro da escola faz muito calor, temos necessidade de abrir as janelas. Contudo, o mau cheiro infiltra-se na atmosfera da escola impedindo a concentração de professores e alunos.
Outro aspecto é a passagem do camião do lixo que faz imenso barulho, obrigando, mesmo assim, ao encerramento das janelas, ainda que o tempo de carregamento seja muito rápido. Uma vez que a rua é muito estreita, só sendo possível a passagem de um veículo de cada vez, por vezes alguns condutores mais apressados recorrem a buzinadelas para manifestarem o seu desagrado, contribuindo também para a difícil concentração dos alunos.
Para que a EB1 de S. Sebastião da Pedreira tenha qualidade ambiental e condições de vida saudáveis, temos que juntar os esforços de todos para resolver os problemas do lixo, mas também acabar com as lamentações (como a minha) de todos os dias. É esta a causa escolhida pelos alunos desta escola, dando mandato aos nossos deputados para tudo fazerem para que a situação se modifique e para que a Câmara Municipal de Lisboa não se limite apenas à recolha do lixo, mas que zele pela saúde de todos nós.

Rodrigo Macedo, jornalista da EB1 de S. Sebastião da Pedreira.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo tema escolhido!
    Sou Avó de duas alunas dessa escola que muito admiro.
    Vivo no Porto e, sempre que vou a Lisboa, faço a surpresa de buscar as netas ao final da tarde.
    Comento sempre o facto de haver tanto lixo e mau cheiro ao pé da escola. Não haverá outro local para colocar tal quantidade de contentores?
    Na sala de aula, os alunos aprendem a preservar o ambiente; fora de portas...é o que se vê!
    Força, jornalistas. A razão está do vosso lado!

    ResponderEliminar